Páginas

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano Novo japonês: Oshougatsu


Olá pessoal!


Já estamos em 2013!!! Quero desejar que esse ano seja espetacular, repleto de realizações, alegrias, amor e principalmente saúde!
Muita luz!
***


Aqui no Japão as tradições de Ano Novo são diferentes das nossas do Brasil. Bom, já fico feliz por pelo menos comemorarem! (diferente do Natal, como comentei num post no dia 25 de Dezembro - risos)

O Ano Novo japonês, ou Oshougatsu, é comemorado no dia 1 de Janeiro, uma data  sagrada para os japoneses (feriado nacional) e vai até o dia 3!  (ahá, depois falam do nosso carnaval! rs). Sim! São 3 dias de descanso, orações e comilança!
Eles costumam fazer muitos rituais de purificação, orações, visitas a templos, desejando um bom ano que se inicia.
Vou descrever um pouco das lindas tradições, ritos de passagem que são muito interessantes.


  • Limpeza: Ritual de purificação
Para iniciar, os japoneses começam a se preparar para o Oshougatsu muito antes, fazendo a limpeza e arrumação dos ambientes.
Fazem faxina geral na casa, no trabalho e até na rua. Fazem mutirões, cada um faz um pouco. O objetivo é deixar tudo limpo para o novo ano, e jogar fora o que não serve mais, uma espécie de purificação. Essa limpeza é chamada oosouji.
No trabalho, eles marcam uma data para a limpeza. 
Na rua, a população vai com luvas limpar calçadas, aparar gramas, etc.



  • Na véspera
Na noite da virada os templos ficam lotados. Faz parte do ritual de purificação começar o ano com orações de agradecimentos e pedidos de um bom ano. Há uma tradição das 108 badaladas dos sinos nos templos (estão relacionadas aos 108 pecados do homem, segundo o budismo).
Como é de se esperar, eu não fui num templo, mas passamos na casa de uma amiga. A televisão estava ligada em canal japonês, e mostrava a contagem regressiva. O tempo todo mostrava o sino, todos esperando as altas badaladas.



  • Comidas do Oshougatsu
Os alimentos na festa do Ano Novo são especiais e estão ligados às tradições e superstições japonesas. Segundo a crença, trazem prosperidade, saúde, boa sorte e longetividade.

A primeira refeição do dia é o mochi. É um bolinho de arroz glutinoso, chamado mochigome. Dizem que quem o come garante longetividade (gente, eu esqueci de comprar! Já pensou viver até os 114 anos, o homem mais velho do mundo que é japonês? rs, bom, pelo menos comi lentilha, garantindo prosperidade rs).
No supermercado vende tanto mochi que muitas prateleiras foram alteradas. Fiquei perdidinha.
Na sexta-feira fomos ao centro de Nagoya, onde há uma espécie de galeria de lojas mais populares que nos shoppings. É bastante tradicional, o nome deste lugar é OSU. Há um templo lá. Vi um grande movimento e lógico que já saquei minha câmera. Estava tendo um ritual em que faziam os mochis. Tinha até a equipe de televisão. A fila para pegar o mochi era imensa. 


Nas casas, uma das tradições japonesas é colocar uma decoração especial de Ano Novo, chamada Kagami mochi.
São dois bolinhos de arroz (mochi). Um maior, por baixo e um menor, por cima. Para finalizar, uma laranja japonesa, chamada dadai. Este objeto simboliza a continuidade das famílias e das gerações. É uma maneira de agradecer aos deuses, principalmente Toshigami, que segundo a lenda, visita as casas no inicio do ano.


A população nipônica capricha nas refeições de comemoração do Oshougatsu. Verdadeiros banquetes, em relação à variedade. Mas eu vou falar sobre isso amanhã, tudo bem? Num outro post. É que fomos convidados para passar a festa amanhã na casa de um amigo do meu marido, e eu fui ano passado, é bastante tradicional. Então vou tirar as fotos e coloco aqui amanhã. Aguardem! 


  • Amuletos do Oshougatsu
Os japoneses são muito supersticiosos, então utilizam vários amuletos para trazer sorte, felicidade e prosperidade. Desde o mês passado vejo venderem muitos tipos, tem dos mais simples, pequenos e baratos, até os mais sofisticados.
Eu sabia que eles usavam, mas não sabiam que eram tantos. Não posso dizer que todas as pessoas colocam os amuletos nas portas, mas pelo menos na minha rua, por onde andei, havia um amuleto, nem que fosse pequeno. Vejam algumas fotos.




Esse amuleto é chamado de shimenawa. Colocado nos portões para evitar o mal. Feito com corda trançada e folhas de matsu.

Há também o kadomatsu, feito com bambu e folhas de matsu, para trazer longetividade e alegria. Também pode trazer boa sorte.
Vejam que lindo este na Estação de Nagoya.



Este ano, segundo o calendário chinês, é o ano da serpente. E os japoneses também acreditam. Então utilizam como amuleto. Vejam que lindo este também na Estação de Nagoya.



  • Primeiro sol do ano
É muito importante para os japoneses saudarem e orarem para o primeiro sol do ano, que segundo eles, o sol é o Deus mais importante do Universo. Esta atitude traz alegria e prosperidade.

  • Otoshidama: dinheiro para as crianças
No inicio do ano, é comum os pais e parentes oferecerem dinheiro para as crianças em pequenos envelopes. As crianças adoram, claro, e para a família simboliza prosperidade e auxilia a educação financeira. 
Fui em uma loja comprar presentes para as crianças e vi uns "cartõezinhos" lindos, bem infantis. Vinham vários, lacrados em uma embalagem. Comprei, para desejar feliz Natal. Mas foi grande minha decepção quando cheguei em casa e percebi que não eram cartões, e sim envelopes! rs Nesta altura eu não sabia da tradição. É fogo, né! haha


Bom, pessoal, essas são algumas das tradições japonesas para o início do ano.

Para sintetizar, o que eu consigo aprender com toda essa lição, é como os japoneses são centrados, espiritualizados e educados. Enquanto os ocidentais, no reveillon, estão preocupados com as viagens, bebidas, amigos, etc., eles vão para um templo orar, se purificar. Preparam-se para esta data com antecedência e a festa é longa, saudando os Deuses e a família. Até os alimentos tem um significado e uma simbologia. 
O Japão tem muito, mas muito mais tempo de vida que o Brasil, por exemplo, e simbolicamente, é assim que eu consigo ver. O Brasil como um adolescente desorganizado, que ainda não sabe o que quer, que ainda não tem posses, nem maturidade. Enquanto o Japão já é como um senhor muito inteligente, sábio, organizado e maduro, que tem muito para ensinar. 
Sabe o que é bom de tudo isso? Que o adolescente vai crescer e vai amadurecer. Ele vai precisar ainda passar por muita coisa difícil até ser um idoso maduro e sensato. Mas o bom é que o início do ano nos dá esperança de que tudo vai dar certo. E tenho certeza que o nosso Brasil conseguirá ser uma grande nação, honesta e organizada. Provavelmente eu não estarei viva para ver, mas acredito nisso!

Um excelente ano para todos nós! Que Deus nos proteja!

Beijinhos

Fabiana

4 comentários:

  1. Olá Fabiana! Sempre dou uma passada no seu blog, mas nao conseguia comentar. Tentei como anônimo agora.ehehe gosto dos seus posts, mas esse ta especial e lindo! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muitas pessoas reclamam mesmo que não conseguem comentar. É uma pena, eu queria muito ouvir opiniões. Que bom que vc conseguiu, obrigada! Beijinhos

      Excluir
  2. Fabi,

    Está incrível esse post. Cada vez mais estou aprendendo e amando a cultura japonesa.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!
      Obrigada, que bom que vc gostou! Eu também estou apaixonada pela cultura japonesa. Cada dia que aprendo algo novo fico fascinada! Esse ano vc vem aqui passear, tá! Beijinhos

      Excluir