Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Seijin-no-hi: Festa da maioridade

Olá!

Hoje é um dia muito especial para os jovens de 20 aninhos!

Toda segunda segunda-feira de janeiro, é comemorado o Dia da Maioridade, ou Seijin-no-hi (sim, aqui no Japão a maioridade é com 20 anos!). Todas as pessoas que fazem aniversário no ano escolar, ou seja, de abril do ano anterior até março do ano corrente, são convidadas a participarem (recebem uma carta convite pelo correio). As cerimônias são realizadas nas prefeituras.

Esse rito de passagem é tradicional desde 714 d.C, e o feriado foi criado em 1948.
As mulheres comemoram a data vestindo quimonos especiais (furisode), que são herdados ou alugados especialmente para a data. 
Vejam que linda minha amiga Sayuri, no seu dia especial.



Tanto a vestimenta quanto toda a produção é muito cara, segundo minhas amigas, normalmente mais de 500 mil ienes (cerca de 12 mil reais). Muitos pais se preparam muito antes para a comemoração, e muitos jovem fazem "bicos" em conveniências e lojas fora do horário escolar para juntar dinheiro e pagar os gastos com a roupa e cabeleireiro.  





Essa tradição lembra muito a festa de 15 anos das meninas no Brasil, com a diferença de que no Brasil é uma festa particular, e aqui no Japão é uma festa comunitária, organizada pela prefeitura.




Alguns rapazes também se vestem tradicionalmente, mas a maioria opta pelo estilo social, conhecido dos ocidentais. Após as cerimônias, os jovens seguem para festas ou vão para bares com os amigos (eles devem querer beber muito, já que antes dos 20 é proibido rs).




A festa normalmente é realizada no domingo anterior ao feriado, ou seja, ontem.

Adorei! Lindíssimos!!

Beijinhos e bye bye

Fabi


Fonte: http://www.ipcdigital.com.br/br/Noticias/Japao/Japoneses-celebram-dia-da-maioridade

Nenhum comentário:

Postar um comentário