Olá pessoal!!
O Natal está chegando e hoje eu queria falar um pouquinho dos doces e bolos tradicionais em Portugal nessa época do ano. Um período de família reunida, muita esperança, férias, guloseimas e quilos a mais!
Já começo dizendo que muita gente vai ficar com água na boca. Mas faz parte... hehe
Apesar de Portugal ser um país pequeno, a variedade da gastronomia é imensa e maravilhosa. Os doces e sobremesas não poderiam ser diferentes.
Esses doces que eu listei são os mais conhecidos para mim. Mas sei que todas as cidades tem seus bolos e doces típicos.
A variedade é grande, a mesa das sobremesas é farta. As encomendas nas padarias começam já em Novembro! Aqui estão só alguns deles...
- BOLO REI
Muito consumido na altura do Natal até o Dia de Reis (06 de Janeiro). É um bolo de massa branca e fofa, com frutos secos e cristalizados, além da característica fava. Lembra uma coroa (alusão aos reis magos). Antigamente, colocavam um brinde de metal e a pessoa que ganhasse a fatia com ele teria direito a fazer um pedido. Porém, por medida de segurança, isso foi proibido pela União Europeia.
É delicioso!
- SONHOS DE NATAL
Não tem nada a ver com o sonho da padaria do Brasil, mas é delicioso! A primeira vez que vi na padaria e pedi fiquei decepcionada, claro, mas depois que comi achei muito bom!
Parece até um bolinho de chuva, mas é mais leve, mais aerado. Mas a massa também é frita. Tem o simples e o de abóbora. As padarias começam a vender em Novembro, combina muito com um café ou o famoso galão (café com leite). No dia de Natal as pessoas compram de quilos para sua ceia. Não precisa comer tudo na hora como o bolinho de chuva, fica bom depois também, já frio.
- RABANADA
Tradicional, como no Brasil, mas já ouvi que muitas pessoas em Portugal molham o pão no vinho antes de fritar. Eles também fazem uma calda deliciosa.
Agora preparem-se para os nomes engraçados e diferentes:
- FILHÓ DE NATAL
Um doce feito com farinha e ovos, raspas de laranja e por vezes abóbora. Frito em azeite e depois de pronto polvilha-se açúcar e canela.
- COSCORÕES
Muito parecido com o filhó. Pelo que vi a receita é praticamente a mesma. Mas o sabor nem tanto. A massa do filhó é mais fofa, enquanto do coscorão é mais estaladiça. Parece quando fritamos a massa do pastel de feita sem recheio (do Brasil).
Depois de pronto, passam na canela e açúcar.
- LAMPREIA
O doce leva esse nome por causa do formato de peixe. É montado com placas de gemas cozidas em caldas. Tem recheio de amêndoas.
Sinceramente, não me cativou nem um pouco. Para quem gosta de doces com gema de ovos, é um prato cheio! Só de curiosidade, verifiquei uma receita, e leva 48 gemas. Sério!
- TRONCO DE NATAL
Espécie de rocambole, mas com a decoração de um tronco. Além de bonito é muito gostoso!
Já estão fazendo no Brasil.
- AZEVIAS
Um doce frito, com recheio de grão com amêndoas. Neste caso, o grão eles se referem a feijão branco (viram, não é só no Japão que fazem doce de feijão!).
- BROA CASTELAR
Broa pequena feita à base de batata doce. Tradicional no Natal, mas vende-se o ano todo.
Então já sabem, se estiverem em Portugal, aproveitem para provar um pouquinho de tudo, afinal, a maioria é só nessa época do ano. E se você tem planos de viajar para lá, coloque esses doces na sua lista! Vale a pena!
Fica a dica de uma padaria muito boa que faz todos esses bolos e muito mais! Fica em Benfica, Lisboa.
Padaria São Tiago - Rua João Ortigão Ramos, nº 13 A-B. Tel. 21 716 4538
Eu recomendo e indico porque é bom! E se realmente forem, deixem um beijinho para meus amigos de lá! rs
Beijos e até a próxima!!
Fabiana
Fá,faltou só dizer que a pessoa a quem calhar a fatia de bolo rei com a fava tem que comprar o bolo do ano que vem kkkkkkk Adorei o blog. Beijo para vocês
ResponderExcluirOi Lídia!!!! Tudo bem? Obrigada!! Eu não sabia que a pessoa que recebesse a fatia com a fava comprava no outro ano! Muito bom!! Obrigada por enriquecer as informações! Beijão!!
ExcluirFaaa,
ResponderExcluirIsso é injusto né amiga!? Você me conhece e sabe que eu ficaria com vontade.
Fa necessito das receitas da Rabanada, Sonhos de Natal e Filhó de Natal. Tem jeito?
A rabanada nunca comi ao vinho, essa será a primeira. urgente! kkk
bjs
Clau
Oi Clau!!!! Bem que eu avisei que ia dar água na boca!!
ExcluirPode deixar que eu estou providenciando as receitas rsrs!
Beijãoooo
AZEVIAS
ResponderExcluirem respeito a grão e feijão branco
sao coisas diferentes e as azevias sao feitas de varias maneiras