Páginas

domingo, 10 de março de 2013

Tóquio IV: Templo Sensoji

Olá, olá!

Gente, hoje escrevo o último post da "série Tóquio". Para finalizar eu vou contar um pouquinho sobre o lugar mais lindo e precioso que vi por lá: o Templo Sensoji.



O Templo Sensoji está em primeiro lugar da lista de locais sagrados mais visitados do mundo, segundo a revista Travel + Leisure!
Eu apostaria na Basílica de São Pedro, no Vaticano (11º lugar) ou na Catedral de Notredame, em Paris (5º lugar), que são famosos. E ainda achei que deveriam estar nesta lista o Santuário de Fátima, em Portugal e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil, mas o que importa minha opinião? Nada! E claro que isso realmente foi baseado em pesquisas, brincadeiras à parte. (Só por curiosidade, desta lista, 6 são locais sagrados no Japão). 
(fonte:vidaeestilo.terra.com.br/turismo/conheca-os-20-locais-sagrados-mais-visitados-do-mundo,01c9392625237310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html)

Bom, voltando ao assunto... Vejam se vocês relacionam a história deste templo com alguma conhecida nossa. Mas qualquer semelhança é mera coincidência! 
Segundo a lenda, num dia de pouca sorte para alguns pescadores, eles resgataram do fundo do rio Sumida uma imagem, e depois disso, muitos peixes foram parar nas suas redes. 
Essa imagem foi analisada pelo chefe da aldeia, que reconheceu a santidade da estátua e a consagraram. A estátua era da Deusa Kannon, a Deusa da misericórdia. Então eles ergueram um templo, em 645 dC, para que os moradores pudessem adorar a Deusa Kannon. 
A história é muito parecida com a de Nossa Senhora, não é?

Esse templo é Budista e o mais antigo e significativo de Tóquio. Fica no tradicional bairro de Asakusa.
Infelizmente, o templo foi bombardeado e praticamente todo destruído na 2ª Guerra Mundial.
Anos depois, o Templo foi reerguido conforme o anterior, e simboliza para o povo japonês o renascimento e a paz!
O Templo recebe uma média de 20 milhões de visitas por ano!


Logo que chegamos, fiquei impressionada com a grandiosidade do lugar. 

Entramos pela primeira Kaminarimon (Thunder Gate, ou Portão do trovão), o portão exterior do templo, símbolo de Asakusa e da cidade de Tóquio.





Há uma rua comercial com mais de 200 metros, chamada Nakamise, que conduz do portão externo para o segundo portão do Templo, o Hozomon (portão do tesouro). 
Essa rua comercial é muito famosa, disputada e tem uma história de muitos séculos. Lá eles vendem lembranças japonesas, biscoitos tradicionais, yukata (traje típico japonês), leques, chás etc.





É importante lavarmos as mãos antes de entrarmos, como sinal de purificação. Sempre em água corrente!


No recinto do Templo, encontramos o O-koro, um grande incensório, e segundo as tradições, a fumaça desse incensório fortalece os fracos e cura os doentes. 
Claro que eu não poderia deixar de passar por lá, "puxar" para mim e inalar a fumaça! Quando eu cheguei perto do local, apenas fiquei ali... mas uma  japonesa do meu lado começou a jogar a fumaça em mim e no bebê com as mãos, e percebi que todos estavam fazendo isso. Interessante! Essa imagem sempre é mostrada no início do ano quando os jornais no Brasil falam sobre o Reveillon no mundo (os japoneses tem a tradição de visitar templos na virada do ano).



Logo avistamos o Pagode de 5 andares. Podemos encontrar os Pagodes por toda a Ásia, essa linda construção no terreno do Templo. A função deles é religiosa, mas é utilizada ainda para embelezar a vista, supervisão militar e como pára-raios. 



Alguns cliques:








Na área do Templo há pequenos locais para meditação, com incensórios.




 Podemos aproveitar para renovar as energias no lindo e tranquilo jardim Demboin.






Ao lado do templo há uma pequena plantação de arroz (sagrado no Japão), para oferecer aos Deuses (acredito que seja para a Deus Kannon). É comum encontrarmos essa oferta junto aos templos.






Em um momento, antes de irmos embora, eu parei para observar um templo (não sei exatamente se era um templo ou um local de meditações). O que me chamou a atenção foi a arquitetura, que era diferente das demais. Era mais antigo, mais simples e aparentava mais "artesanal". Por sorte, muita sorte, pararam ao meu lado um casal com um guia que explicava em Inglês. Mesmo não falando bem, consegui entender que aquele local foi o único que foi menos destruído pela Guerra, e por isso foi mantido. O restante foi reconstruído, como eu disse anteriormente. 
Mesmo a reconstrução tendo sido perfeita, a emoção de estar em um local que passou por tanta história é bem diferente! 



Quem quer viajar e investir, eu aconselho muito o Japão! E sem dúvidas a viagem deve incluir Tóquio, que nas suas ruas lotadas e muita tecnologia, é possível conhecer um local com tanta história e espiritualidade.




Como eu disse lá no início, quando comecei a falar sobre Tóquio, fiquei pouco tempo, mas  quem ficar mais poderá conhecer lugares maravilhosos, como a Torre de Tóquio e tantos outros...




Espero que tenham gostado!

Sayonara

Beijinhos

Fabiana

6 comentários:

  1. Olá! Mais uma vez dou uma "passadinha" por aqui para lhe parabenizar! Confesso que o Japão nunca fez parte do meu sonho de viagem, mas depois de seus relatos estou curiosa e encantada! Se algum dia tiver condições vou considerar a possibilidade...heheheh... Sensacional!!! Felicidades para você e família! Beijos querida!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Mais uma vez dou uma "passadinha" por aqui para lhe parabenizar! Confesso que o Japão nunca fez parte do meu sonho de viagem, mas depois de seus relatos estou curiosa e encantada! Se algum dia tiver condições vou considerar a possibilidade...heheheh... Sensacional!!! Felicidades para você e família! Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisete, obrigada pelas visitas e pelo carinho!
      Realmente você não irá se arrepender se vier para cá! É muito bonito! Só é uma pena que a viagem seja tão longa e cara... Mas quem sabe? Se precisar estou aqui para ajudar! Um beijo!
      Fabi

      Excluir
  3. Oieee! Não sei pq duplicou minha msg. Lhe visito sempre!Seus relatos me passam a sensação de estarmos juntas nos locais, é muito bom! De tudo que perdi na queda material, do emprego a casa, o que mais sinto falta é de viajar, da possibilidade de sair em busca de coisas novas pelas estradas do mundo. Se Deus me permitir retomar, vou até aí para um chá, um bolinho de arroz e tantas coisas mais... rsrsrs... Bj. querida!

    ResponderExcluir
  4. Oi Elisete!!! Obrigada pela consideração e carinho! Tenho certeza que você já está dando a volta por cima e tudo isso fará parte do passado, se Deus quiser. Assim, poderá viajar e aproveitar com certeza.
    Vou embora no fim do mês para o Brasil, então, podemos marcar de tomar um chá, podemos falar com a Renata também!
    Um beijo grande querida!
    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Caraca! Vc vem de vez ou de férias?! Será muito legal lhe encontrar, é só me procurar e marcamos um encontro, chá "brasileiro" e bolino de chuva, pode ser?! A Renata não pode faltar, afinal foi ela que me apresentou a vc! hahah
    Me informe, por email, quando da sua viagem! Beijinho!

    ResponderExcluir