Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Japão 2 anos de luto: Tsunami de Fukushima

Bom pessoal, hoje não é um dia feliz para os japoneses, nem para as famílias das mais de 25 mil pessoas que morreram ou estão desaparecidas no grande Terremoto e Tsunami de Fukushima.

Em pensar que há exatamente 2 anos eu estava amamentando meu bebê de madrugada, com a televisão ligada na TV Globo. Logo começou aquela música assustadora do plantão. E já deram a notícia do Tsunami, com imagens ao vivo horríveis, da onda levando casas, carros, navios enormes invadindo o continente... uma imagem e uma sensação que nunca sairá da minha cabeça. Afinal, além de nós sempre nos sentirmos mal quando uma tragédia acontece longe de nós, fiquei ainda mais abalada porque nós já sabíamos que viríamos para cá no mês seguinte. Já estava tudo certo! Imaginem meu desespero... acordei meu marido chorando. Ele também ficou incrédulo. Tínhamos amigos aqui. Na hora já mandei recado pelo facebook perguntando se estava tudo bem. 
Porque no Brasil nós não tínhamos a noção, naquele primeiro momento de que era apenas em um local, a mídia nos dava a impressão de que aquilo acontecia no Japão inteiro! E na verdade não é bem assim, segundo as pessoas que estavam aqui, tudo tremeu sim, mas nada comparado ao acontecido no Norte.


Vamos fazer uma preçe hoje em pedido à paz das vítimas e familiares!

E como minha função nesse blog é informar, eu queria contar algumas curiosidades que fiquei sabendo apenas quando estive aqui, em relação a esta tragédia. Depois que vocês lerem isso, pensem no que aconteceria se isso acontecesse no nosso país...

Hoje aqui em Nagoya a temperatura é de 13ºC, mas juro que fiquei assustada, porque está muito frio e estou com o ar quente ligado! Depois eu vi (olhem abaixo do 13º na imagem) que a sensação térmica é de -11ºC. Isso acredito que seja por causa das montanhas geladas que envolvem a cidade, e como está muito vento sentimos mais frio. 



Em Fukushima agora, quase o horário do terremoto, está 5ºC. Não sei a sensação térmica, mas com certeza é negativa. Imaginem a noite.

Tudo isso para vocês imaginarem aquela multidão de pessoas desabrigadas, com frio, sem energia, sem casa! Bom, dramas à parte, a policia local e bombeiros de lá e das cidades vizinhas foram encaminhados para fazerem o resgate dos corpos e salvarem aqueles que estavam soterrados, ou precisando de ajuda. 

O que aconteceu com todos? Ficaram claro, sem a proteção da polícia. Abre parênteses: vocês se lembram que morreram mais de 30 pessoas por dia na Bahia quando a polícia entrou em greve, sem contar assaltos, saques a supermercados e etc? pois é...
Aqui no Japão não houve nada disso. Toda a população estava empenhada em ajudar, colaborando como sempre com a limpeza, reciclagem, ajudando a distribuir roupas, comidas e chás. 

As konbinis (lojas de conveniências, que tem 1 em cada esquina) distribuiram onigiris (bolinhos de arroz). As pessoas ficavam na fila, não repetiam a fila para pegar outro (óóó) e ainda quando recebiam agradeciam muito, fazendo muitas reverências.
Muitas pessoas tentavam fugir da cidade de carro, porém, não havia gasolina. Ficavam horas e horas na fila do posto esperando chegar e não pegavam a gasolina dos carros abandonados e que foram arrastados pela água.
Não saquearam supermercados abandonados, não pegavam a comida do outro.

Aqui e em todo o Japão, existem esquemas de locais de segurança para caso aconteça uma tragédia como esta. Com água, colchonetes, comidas, enfim, uma estrutura boa para sobrevivência de alguns dias. Claro que esses locais ficaram lotados. Vi na televisão como era... tudo organizado e limpo, todos se ajudando, mesmo depois de terem vivido e perdido tantos entes queridos naquela horrível tragédia (sem contar a angústia de não saber o paradeiro dos familiares).

No geral, os japoneses tem muita educação, sabem o seu lugar e acima de tudo, sabem respeitar o espaço do outro.

Sem contar na reconstrução das cidades, que é feita de forma muito rápida e eficiente.
Há algumas fotos muito interessantes na Veja, mas não é possível reprodução, então, entrem no site para ver que incrível!
http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/japao-continua-reconstrucao-apos-2-anos-da-tragedia



No Brasil graças a Deus não temos muitas tragédias naturais. Graças a Deus mesmo, porque imaginem se dependêssemos do nosso governo para algo? Alguém me diz como está a reconstrução de Teresópolis no RJ após a tragédia das chuvas? E faz mais de 2 anos! E nem se compara ao tamanho da área atingida no Japão...

Bom, gente, fica aqui minha admiração pelos japoneses e minha tristeza e decepção com o nosso país. 

Beijinhos

Até a próxima, com assuntos mais alegres!

Fabi




2 comentários:

  1. Hoje vamos orar e reverenciar...
    Muita luz! Deixo meus sentimentos de admiração e respeito por este povo que não se curva diante das dificuldades por mais intransponíveis que nos pareçam! Será que um dia chegaremos lá?!
    Abraço apertado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elisete! Espero de coração que sim... Obrigada! Um beijo!

      Excluir