Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Yaeba: a moda dos dentes tortos no Japão


Olá pessoal!!

Desde que eu cheguei no Japão, eu tenho observado que muitos japoneses tem os dentes tortinhos. Ah, estou querendo ser fofa, a maioria tem o dente bastante torto. Naquele estado em que com certeza no Brasil ou no Ocidente nós usaríamos aparelho dentário (se fosse possível, claro). Eu, por exemplo, usei durante 4 anos, meu pai colocou aparelho depois dos 50! Essa é a nossa cultura, nosso costume. Gostamos de ter dentes bonitos (para o nosso padrão), alinhados e branquinhos.

Mas passava pela minha cabeça qual seria o motivo de tantas pessoas terem o dente torto e desalinhado. Parecia relaxo, sinceramente. Eu acreditava que o problema não devia ser financeiro, pelo menos para a maioria. 
Porém agora, mais de um ano depois de vivência no Japão, eu descobri o motivo.

É um fenômeno chamado yaeba. Uma moda, principalmente japonesa, mas que já está dominando a Ásia. Essa tendência atinge principalmente os adolescentes, que adoram deixar os dentes tortos, principalmente os caninos. 
Para quem não nasceu com dentes desalinhados, existem consultórios dentários especializados em fazer essa prática. Pode ser algo permanente, com aparelho dentário, ou provisório, para uma festa, por exemplo, em que o dentista coloca uma prótese nos caninos. Veja essa reportagem no youtube (abaixo). Nós não conseguimos entender o que elas falam, mas dá para perceber tudo o que se passa. É muito interessante como a repórter, que é tão bonita, fica toda feliz depois que coloca os dentinhos protuberantes. Essa clínica do vídeo fica em Tokyo (e cobra uma média de 400 dólares - mais ou menos 800 reais, para realizar o procedimento). 



Porém, há uma polêmica na internet entre os ocidentais, que diz que os homens japoneses gostam das mulherem com yaeba porque ficam parecendo crianças. E que eles teriam fantasias por mulheres "fantasiadas" de crianças, por exemplo, com uniforme escolar, rabo de cavalo, franjinha, etc. Claro que são suposições, fica a critério do leitor tirar as próprias conclusões. 
Acredito que pode até ser que isso passe na cabeça de alguns homens, mas independente disso, as adolescentes adoram essa moda. E os meninos também.














Temos que ter a sensibilidade de entender que gosto, moda e cultura são características adquiridas de um povo e de um grupo, não podemos julgar. Apenas é diferente. Tudo depende do olhar. Eu estou aprendendo a respeitar o "diferente" e a moda, mas não custa a gente tentar entender, não é? Assim fica mais fácil!

O que você acha? 
Gostou, deixaria seus dentes assim, com o maior orgulho? Pagaria para isso?
Eu prefiro um clareamento dentário, mesmo! hehe

Beijocas

Fabiana

16 comentários:

  1. Eu nao gosto bem mais todos alinhados e de um super sorriso Lindo kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra! Concordo com vc! Um beijo grande e um sorriso! kkk

    ResponderExcluir
  3. Oi Fabi,
    simplesmente amei esse post!!!

    Vc será a minha convidada especial para falar no blog Madame Glam. E aí, topa?

    bjs bjs
    Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!
      Que bom! Pode contar comigo!! Vamos marcar, será uma honra!
      Um beijo grande!
      bjs bjs

      Excluir
  4. Oi Fabi...amei seu blog...muito legal mesmo, descobri pelo post da Clau no Madameglam....que loucura esse Yaeba...tem gosto pra tudo!!! Vou acompanhar vc com"meu olhar pelo caminho"...boa sorte...bju, bju!!!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Obrigada! Loucura mesmo essa moda, não é? Aqui muita tem muita coisa diferente e estranha, mesmo! haha!
      Que bom que você gostou do blog, fico feliz que acompanhará! Um beijo grande!!

      Excluir
  5. Oi Fabiana!

    Que loucura!Nunca imaginei! Amo a cultura japone e amei o seu blog, sempre vou passar por aqui.

    Beijos e sucesso
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana!! Obrigada pela mensagem! Fico feliz que você gostou do blog!
      Um beijo e volte sempre por aqui!

      Excluir
  6. Olá meninas, acredito que tudo que é modismo, pega… Aqui no Brasil, vejo muitos jovens indo aos consultórios perguntando se colocamos aparelhos ortodônticos de “enfeite” porque acham lindo ou porque seus colegas usam e querem estar na moda, mesmo sabendo que não precisariam usar. Vale ressaltar que não colocamos!! Eu como dentista, acredito que esta moda dos dentes tortos não pegue aqui. No momento, a moda são os dentes alinhados e brancos. O famoso Sorriso Perfeito! E no Brasil temos todo um arsenal da mídia em busca deste sorriso, o que contribuirá para esta moda passar longe daqui. Bjs Bjs

    Olá meninas, acredito que tudo que é modismo, pega... Aqui no Brasil, vejo muitos jovens indo aos consultórios perguntando se colocamos aparelhos ortodônticos de "enfeite" porque acham lindo ou porque seus colegas usam e querem estar na moda, mesmo sabendo que não precisariam usar. Vale ressaltar que não colocamos!! Eu como dentista, acredito que esta moda dos dentes tortos não pegue aqui. No momento, a moda são os dentes alinhados e brancos. O famoso Sorriso Perfeito! E no Brasil temos todo um arsenal da mídia em busca deste sorriso, o que contribuirá para esta moda passar longe daqui. Bjs Bjs

    Sandra Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra!!
      Obrigada pela sua visita e pela participação aqui no blog!
      Concordo com você, a moda dos dentes brancos e alinhados ai no Brasil dificilmente cairá por conta da midia!
      Ainda bem, né, porque vamos combinar que não é nada bonito os dentes tortos (pelo menos para vinha visão ocidental rs). Sem contar que pode ser até que dê algum problema na mordida. Será? Você como dentista pode responder melhor! Um beijão!!

      Excluir
  7. Oi Fabiana,

    é muito legal conhecermos a cultura de outros lugares e ainda mais dentária né?! É uma moda realmente bem exótica e diferente! Eu como futura dentista espero que essa moda não venha pra cá,pois pretendo consertar muitos desses dentes que lá estão a moda.
    beijoocas
    Marina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Obrigada pelo comentário!! Olha, é verdade, é muito legal mesmo conhecermos culturas diferentes, eu adoro também!
      Realmente acho que essa moda não pega no Brasil, viu, mas já pensou se alguém pedisse no seu consultório, para colocar aparelho para entortar os dentes? rsrsrs
      Só no Japão mesmo!!
      Beijinhos!

      Excluir
  8. Nossa, o Japão é ridículo mesmo, pqp kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Eu não faria isso, mesmo porque foi muito difícil de arrumar todos os meus dentes e deixá-los como estão hoje rsrsrs
    Mas eu acho que neles, isso cai muito bem. Não consigo imaginar uma japonesa com todos os dentes certinhos, acho que elas ficam mais bonitas assim. Enfim, acho autêntico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que você tem razão, realmente é difícil imaginar uma japonesa com os dentes certinhos rsrs... Mas pra gente é feio. Eu também tive um trabalhão para arrumar os meus, prefiro assim! beijão

      Excluir
    2. Sabe que você tem razão, realmente é difícil imaginar uma japonesa com os dentes certinhos rsrs... Mas pra gente é feio. Eu também tive um trabalhão para arrumar os meus, prefiro assim! beijão

      Excluir