Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Feriado no Japão - Dia de respeito pelos idosos


Hoje é feriado no Japão. Aqui não tem muitos feriados, mas o respeito com os mais velhos e idosos é tão grande que tem um dia especial para eles. E não apenas especial, é feriado oficial nacional. Muito legal, não é? Esse feriado é comemorado sempre na 3ª segunda-feira do mês de setembro.

No Japão tem cerca de 40 mil pessoas com mais de 100 anos! Quanta longevidade!

Vamos pensar nos motivos que levam essas pessoas a viverem tanto tempo?
Bom, essa é apenas minha observação, ok? São situações que vejo no dia a dia, comportamentos que são muito interessantes e gostaria de dividir com vocês.

  • Acredito que o primeiro item dessa longevidade é a alimentação. Os japoneses comem pouco, mas um pouco de tudo. Todo mundo pensa que eles só comem peixe  cru e arroz. Mas não é bem assim, eles adoram frituras, carne de porco, carne de boi bem gordurosa, massas, mas a diferença é a quantidade. Eles comem muito pouquinho mesmo (claro que estou falando da maioria, nós conhecemos alguns bons de garfo e gordinhos também rs). Vejam exemplos de bentôs (espécie de marmita) japonesa. Tem de tudo um pouco:




  • Outro item importante é a atividade física. Quando eu ia caminhar bem cedinho no parque observava que havia muita gente, mas 90% era idoso. Muito diferente do Brasil, que é difícil ver idoso fazendo caminhadas ou na academia. Até encontramos pessoas de 60 ou 70 anos, mas estou falando de pessoas bem velhinhas mesmo, que se fosse no Brasil estariam sentadinhas com dores, sem nem subir escadas. E eles fazem alguns exercícios que devem ser recomendados pelos médicos, como andar para trás, em zigue-zague, agachar, etc. É comum encontrar grupos de idosos fazendo esportes, como basebol. Tem muitos na academia, e ainda vão muito bem arrumados, as senhoras todas maquiadas, uma graça! Andam muito de bicicleta, cuidam da casa, que não tem empregadas, vão às compras, enfim, tem sempre uma atividade.
  • Medicina preventiva: Os idosos, assim como as crianças, tem acompanhamento anual preventivo, além de vacinas. Cuidar do corpo antes que a doença chegue é muito importante, evita danos piores.
  • Consumo de chá: Desde o nascimento, os japoneses consomem muito chá. As crianças levam para escola, eles vendem nas máquinas, acompanha refeições no restaurante, inclusive o sushi, etc. É chá o dia inteiro. Principalmente o verde, que é super saudável!

  • Consumo de soja: A soja é muito saudável, principalmente para as mulheres. E os japoneses consomem muito. Seja em grão, sopa (missoshiro), doces, conservas de legumes, temperos, leite, sucos, iogurtes, etc.


  • Entretenimento: Acredito que também seja muito importante a distração e o entretenimento na vida das pessoas. Seja ter uma horta, viajar, passear, frequentar uma religião, fazer esportes, etc.


Tem muito mais fatores importantes, é claro que viver em um país desenvolvido também ajuda. 
Que bom que o Brasil está ficando mais velho, não é? Quem sabe daqui a um tempo não chegamos perto dos japoneses. E quem sabe até lá eles não respeitem tanto quanto aqui? Eu espero, afinal, será nossa geração que estará lá! rs

Em relação aos brasileiros, são 71 brasileiros no Japão com mais de 80 anos de idade (35 homens e 36 mulheres).

Aproveite o dia para dar um abraço naquele idoso/idosa especial na sua vida, seja no Japão ou não!

Uma ótima semana para todos!

Fabiana




2 comentários:

  1. Se minha vontade era envelhecer nos Estados Unidos, agora já me vejo no Japão! Lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau! Seria bom se a família toda estivesse por aqui, não é? Um beijão!!

      Excluir