Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Nosso tempo em Portugal

Olá, malta!!!

Hum... aposto que os brasileiros estão pensando do que eu estou falando. Malta é pessoal em português de Portugal e significa pessoal ou grupo. Mas posso reescrever:

Olá, pessoal! rs

Quem leu a página "Sobre" do meu blog, que fala um pouquinho sobre mim e os objetivos do blog, viu que eu e meu marido moramos em Lisboa por dois anos, mas não consecutivos. A primeira vez foi em 2006/2007, quando ele esteve no futsal do Benfica, e em 2009/2010, quando ele esteve no Belenenses. E eu como uma boa esposa e aventureira, estive sempre ao lado dele... hehe 
Já estamos nessa vida de vai e vem há 7 anos. E parece que foi ontem.


2007

2010

Gostaria de aproveitar esse espaço para compartilhar um pouquinho das nossas experiências e lugares lindos que conhecemos lá. Fico arrependida de não ter feito um blog antes, na época. Mas tudo bem, antes tarde do que nunca. Espero ajudar quem pretende viajar, dando dicas de locais para conhecer, comer, comprar e costumes em geral.

Sempre que possível saíamos para conhecer as belezas de Lisboa e redondezas. Aprendi a me apaixonar por aquela terra, pelos cheiros, sabores e cores.

Uma das coisas boas em Portugal é que não é tão diferente do Brasil (pelo menos em comparação com o Japão rsrs). Somos países irmãos, falamos a mesma língua, conhecemos parte da história um do outro, enfim, temos uma grande relação. 




Primeiras impressões:

  • Língua - não parece, mas no começo é muito difícil entender a fala do português. Principalmente quando eles conversam entre eles, quando falam rápido e com gírias locais. Quando utilizei ônibus (autocarro) pela primeira vez, pensei que tinha descido na Grécia, não em Portugal - risos. Mas quando eles falam conosco é mais fácil. Depois de uns dias acostuma.
  • Ambiente / limpeza - Lisboa é muito limpa, tem muitas árvores, tudo bastante organizado. Só é comum encontrar muita bituca de cigarro. Mas é até normal para um povo que fuma tanto. 
  • Arquitetura - Quanto a isso, sou apaixonada pela arquitetura de Lisboa. Não apenas dos bairros turísticos e mais antigos, mas o lado urbano também. Achei muito diferente logo que chegamos. Tem muitos prédios e poucas casas. Tem uma mistura de prédios novos e antigos. No Centro, Baixa-Chiado, Bairro Alto e proximidades, as casas e pequenos prédios são antigos (e tombados). Lindos, como antigamente, coloridos e com azulejos. Como nessas fotos abaixo:



  • Gastronomia - Acho que todos, principalmente os brasileiros, conhecem a fama da boa culinária portuguesa. Gente, é ma-ra-vi-lho-sa! Sou suspeita para falar. Adoro provar tudo, todos os sabores dos lugares que conheço. O país é pequeno, mas a variedade gastronômica é grande.
  • Pães, queijos e vinhos - só de lembrar deu água na boca. Esses itens são sensacionais.  Acho melhor falar sobre isto em um post exclusivo, afinal o assunto é longo.
  • Compras - Não entendo porque tudo no Brasil é tão caro. As pessoas ganham muito menos que outros países e mesmo assim tem que pagar caro nas coisas. Em Portugal vale muito a pena fazer compras. Acredito que não seja tão bom quanto os Estados Unidos, mas dizem que é o país mais barato da Europa, tanto que encontramos muitos estrangeiros europeus gastando por lá.

Há muita coisa para falar, mas vou com calma, já deu para dar uma introdução de como foi tudo por lá. Acho que cada item desse, e tantos outros mais, dariam um post mais detalhado.

As lembranças de anos atrás não são mais como uma recente, mas há coisas que não são esquecidas nunca.

Hoje não vou me despedir da maneira japonesa, e sim portuguesa...


Adeusinho!







2 comentários: