Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Equinócio de outono - Lindo!


Olá pessoal!

Hoje é sábado, dia 22 de setembro, inicio do outono no Japão. 

E é feriado nacional aqui novamente! Bom, não para o meu marido, que trabalha sempre! rs
Hoje é um dia muito esperado pelos japoneses: o "equinócio de outono".

A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Com esta definição, o dia e a noite durante os equinócios têm igualmente 12 horas de duração. 
Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro, quando definem mudanças de estação.(Fonte: Wikipédia)

Mas aqui no Japão (e para o budismo, em geral), o Equinócio de Outono, ou Autumn Equinox Day, ou Shuubun-no-hi, vai além de uma data da astrologia. É um momento esperado porque é quando os japoneses homenageiam seus antepassados, com cultos religiosos aos seus ancestrais.

No dia do equinócio, ou 3 dias antes ou depois, as pessoas visitam os túmulos dos familiares e entes queridos e deixam oferendas, como incensos, flores e ohagi, um bolinho de feijão recheado de arroz.


Até a temperatura aqui no Japão é bem organizada, sabe! rsrs. Parece um reloginho. Incrível! Hoje mudou a estação e desde ontem a temperatura está mais fresquinha, mais amena. Não é como no Brasil, que o tempo é maluco, faz frio no verão, calor no inverno. Aqui a temperatura é bem certinha. Estávamos em um calor teríííível, e agora as folhas  já estão ficando amarelas e vermelhas (lindas!), vão cair. O tempo vai esfriar e as árvores vão ficar peladas. Talvez caia neve em Nagoya. Talvez não.

Para mim, e acredito que para a maioria das pessoas, a primavera e o outono são as melhores estações do ano, e a melhor época. Na primavera a beleza das flores, e agora, no outono, a beleza das folhas. Gente, como é lindo! Um verdadeiro espetáculo da natureza! E acontece tudo rápido demais! 

Fui no parque hoje tirar algumas fotos aqui para o blog e acreditem, já está bastante diferente de segunda- feira. As árvores já começam a ficar pintadinhas de amarelo, e as folhas já caem na nossa cabeça. Sentimos o vento fresco no rosto. E até ontem eu ainda ligava o ar condicionado.

Confiram algumas fotos, essa primeira acho que representa tudo o que estou querendo dizer, é o "nascimento" do outono. Achei linda e sensível! rs






Essa flor é típica do outono, se chama Red Spider Lily, ou Higanbana. (ela não estava ali há 5 dias rs)
Quero acompanhar a mudança das folhas, vou fotografar e colocar aqui, tenho certeza que vocês vão adorar! As fotos são do Arakogawa koen.

Um brinde à essa linda estação que está começando hoje! E se você está ai no Hemisfério Sul, um brinde à primavera, que também é linda!

Um beijo e um ótimo fim de semana!!! Para terminar, tem um vídeo lindo do youtube com umas imagens do outono no Japão com uma música muito calmante, uma delícia! Aproveitem!



Fabiana

2 comentários: