Páginas

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Castelo de São Jorge, Lisboa

Olá pessoal!


As últimas vezes que falei sobre o Japão, foi sobre o Castelo de Nagoya, então nada melhor que aproveitar a onda e falar sobre um dos castelos mais importantes de Lisboa, o Castelo de São Jorge.

Quando andamos pelo Centro Histórico da cidade de Lisboa, ficamos encantados com os imponentes muros que cercam as altas colinas e com as grandes escadarias do majestoso Castelo. A noite ele é ainda mais bonito, fica todo iluminado. E no Natal, todo decorado. Quem viajar pela Europa não pode deixar de conhecer.







O Castelo de São Jorge foi construído pelos muçulmanos em meados do século XI com o objetivo de fortificar e proteger a cidade (considerando a excelente localização). 
Mas em 1147, após a conquista de Lisboa, por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, o Castelo de S. Jorge conheceu seu período áureo e foi transformado em residência dos reis até 1511.
Infelizmente, em 1755 houve um grande terremoto em Portugal, com tsunami e incêndios, que levou a muitas mortes e perdas históricas. O Castelo foi um deles. Grande parte dele foi destruído.
Tentaram reconstruir em 1938, mas o que resta são apenas muralhas e ruínas. 

Mesmo assim, a visita vale a pena! A vista é linda, principalmente se for num dia com céu azul (não foi o caso do dia da minha visita). Dá para ver boa parte de Lisboa, com suas casas coloridas, igrejas, praças e o rio Tejo. Podemos subir nas torres e caminhar nas muralhas. Uma linda visita ao passado.

O nome São Jorge foi dado ao Castelo por ordem de D. João I, no século XIV. Deriva da devoção dos cavaleiros e das cruzadas pelo santo padroeiro, São Jorge.



Entrada


São Jorge, o padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas























Painel de azulejos

O Castelo é localizado no bairro de Alfama. Se puderem, compensa descerem a colina a pé. Subirem também, mas é bastante alto, então podem subir de elétrico (bonde), ônibus (autocarro) ou taxi.  Suas ruas são muito bonitas, com vielas antigas, casas  com construções antigas, restaurantes, cafetarias, lojas de souvenirs e igrejas centenárias.














Por hoje é só, no próximo post voltarei com algo do Japão, afinal, já estou ficando com muitas saudades de Portugal, e está muito longe... hehe




Adeusinho!!


Fontes:

2 comentários:

  1. Humm Portugal está na minha wish list de viagem. Lindo! To louca pra saber mais desse Pais. Qdo puder vc fala do tour de compras? Bjs

    ResponderExcluir
  2. Clau, acredito que vocês vão adorar! Pode deixar que vou falar de compras também! um beijo

    ResponderExcluir