Páginas

domingo, 27 de setembro de 2015

Festival de Meio de Outono - Mid - Autumn Festival

Ni Hao! Olá!

Hoje é um dia especial para os chineses!
É feriado, o Festival da Lua, ou Mid - Autumn Festival (Festival de Meio do Outono). Essa data é muito popular e celebra abundância e união.

Este feriado acontece no 15º dia do 8 mês lunar do calendário chinês e coincide com o equinócio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão.

As pessoas comemoram oferecendo os moon cakes, ou bolo da lua.
Para eles é o segundo feriado mais importante, perdendo para o Ano Novo Chinês. Como se fosse a nossa Páscoa, mas ao invés de presentear com ovos de chocolate, são os bolinhos. Eles oferecem os tais bolinhos para amigos, família, pessoas do trabalho etc. 

Eu não sabia dessa festa, mas na sexta feira meu filho ganhou um bolinho deste de umas mulheres (mesmo assim continuei não sabendo, achei que fosse um agrado normal). No sábado, na aula de futebol do meu filho, eles deram bolinhos (mas de chocolate!) no final da aula, e então o tradutor disse que era por causa do feriado da lua. Mas não soube explicar o motivo. Foi ai que eu fui pesquisar na internet. 

Infelizmente, não existem muitos blogs relacionados à China como em outros países, talvez porque nem tenha tantos brasileiros aqui como em outros lugares. E ainda, no Japão eu tinha uma amiga que me contava tudo, como eram as tradições, cultura, curiosidades e fofocas de lá. Ficava muito fácil escrever. 
Por esse motivo eu não voltaria a relatar minhas experiências no blog, mas decidi tentar. Não sei se vou conseguir, mas tentarei. Mesmo que seja apenas com a minha visão das coisas.

Hoje, no final da tarde, fomos presenteados pelo hotel que estamos com essa linda caixinha com um moon cake.  A massa é fina e o recheio doce, mas não consegui identificar do que é. Não é muito gostoso (para o meu paladar - por enquanto). No meio tem uma semente que representa a lua. Muito gentis, adorei!

Hoje fui no mercado e estava uma loucura, pessoas desesperadas querendo comprar seus bolinhos!  E não são baratos. Alguns em caixas chiquérrimas com 6 bolinhos custavam 150 reais!
Realmente a loucura no mercado me lembrou a Páscoa no Brasil, naqueles anos em que o brasileiro comprava mais... esse ano acredito que deve ter sobrado ovo nas prateleiras, compramos apenas o essencial... Mas esse papo de crise no Brasil fica para um outro momento...

Um beijo e bye bye!

Fabi 

* Fonte: Wikipédia


5 comentários:

  1. Uhuuu q bacana Fabi!!!
    Sendo a primeira deixar o registro tenho o direito de ganhar um bolinho desse kkkk Bjsss sucesso com Meus, seus olhares pelo caminho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga! Pode deixar que se tiver na época que eu for embora eu levo pra vc! Bjsss

      Excluir
  2. Adorei, amiga!!! Parabéns pelo trabalho! Ficou perfeito! Escreva mais e quero um bolinho também! ;) Beijos

    ResponderExcluir