Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Por que os japoneses usam máscaras de hospital nas ruas?

Bom, não só nas ruas, os japoneses usam máscaras em todos os lugares: escolas, trens, shoppings, supermercados, em casa, etc.

Antes de vir morar no Japão eu imaginava que era algo como uma hipocondria coletiva. Via nas reportagens desde bebês até idosos e executivos com a bendita máscara.


Bastaram alguns meses para eu compreender melhor a cultura nipônica e verificar que eles não usam máscaras para se protegerem de doenças, e sim para não transmitirem doenças. Pelo menos na maioria dos casos.



Aqui a preocupação com o próximo e a educação é tão grande que eles se "prejudicam" para evitar que outras pessoas sejam contaminadas com a doença deles. Por isso eu digo que todo mundo deveria morar aqui para aprender umas lições de cidadania.

Mas não é só por isso que eles usam as máscaras, não. 

  • Há pessoas que tem uma alergia a um pólen que dá em grande quantidade na primavera, no Japão é chamado de kafunsho, no Brasil febre do feno. A máscara ajuda a evitar a alergia. 
  • E também quando estão doentes ou em tratamento, usam para evitar ficar ainda mais doentes.
  • Alguns adolescentes acham fofo, kawaii, e usam para fazer charme. Tem máscaras coloridas, com bichinhos...

  • Outras pessoas usam para esconder imperfeições na boca e dentes.
  • Alguns artistas usam para evitar o reconhecimento.
  • Mas sem dúvida, o mais comum e o indicado é que a pessoa use quando está doente, assim evita a transmissão. Faz parte da regra social e boa etiqueta.

Seria bom se essa moda também pegasse no Brasil, teríamos menos propagação de vírus, com certeza (nem que as pessoas usassem apenas em locais fechados, já ajudaria).

Pensei em falar sobre esse assunto aqui porque essa semana infelizmente estou mal, peguei uma virose, que é parecida com o rotavírus do Brasil (ichou kazei, em japonês, apelidado pelos brasileiros por gripe da barriga), horrível, ninguém merece! Mas, enfim, como é transmissível, a primeira coisa que fiz foi ir ao supermercado e comprar a máscara, para evitar que meu filho e meu marido pegassem. Não só eles, mas como aqui faz parte da cultura, como eu chegaria no hospital sabendo que eu estava doente com virose sem máscara? Falaria com médicos, funcionários e ainda tinham outros pacientes lá. Realmente eu não me sentiria bem. Se eu posso evitar passar a doença que já está em surto nesse inverno, por que não? Vivendo e aprendendo... rsrs




Beijinho

Fabi


27 comentários:

  1. É tão educado que é estranho rsrsrsr

    ResponderExcluir
  2. SE A MODA PEGAR AQUI, ESTE NEGOCIO DE MASCARAS AQUI NO BRASIL VAO E USA-LAS PARA FAZER ASSALTOS AO COMERCIOS, BANCOS E TUDO MAIS, SERA O FIM DA PICADA, ARI-GATO.........

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Para nós vermos o pensamento elevado deles de usarem máscaras, não para pegarem doenças, mas para não transmitirem, ou seja, não estão pensando em si mesmos, mas no próximo.

    ResponderExcluir
  4. Interessante esse respeito nipônico !

    ResponderExcluir
  5. os criminosos pé de chinelo, faz tão pouco caso da justiça brasileira,que nem se inporta em usarem mascara!

    ResponderExcluir
  6. Nao precisa ir tao longe para ver que o brasil eh terra de macacos

    ResponderExcluir
  7. Uma mulher japonesa com mascara vai parecer aquela lenda A MULHER DA BOCA RASGADA

    ResponderExcluir
  8. Isso se chama frescura e viadagem mesmo. Aqui no Brasil a gente eh macho mesmo, num fica com medinho de doencinha não.

    ResponderExcluir
  9. "Isso se chama frescura e viadagem mesmo. Aqui no Brasil a gente eh macho mesmo, num fica com medinho de doencinha não" ai pessoa chega ao ponto da extrema ridicularidade para falar isso. Eu adorei!

    ResponderExcluir
  10. CLARO QUE É HIPOCONDRIA COLETIVA SIM! O TEXTO DEIXA ISSO CLARO! ENTÃO PORQUE NÃO USAR UMA BOLHA PLÁSTICA PARA NÃO SE CONTAMINAREM TAMBÉM?

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pra cultura da preocupação com o próximo. Quando se diz que o Japão está décadas na nossa frente não inclui somente a tecnologia. Na educação estão é centenas de anos na frente. Parabéns se novo!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, isso é uma tremenda histeria coletiva. Só para te avisar, a transmissão do Rotavírus não se dá pelo ar. A transmissão é oral-fecal (ou seja, literalmente comendo merda em alimentos contaminados ou pelas mãos de quem teve contato com fezes contaminadas (banheiro, etc) e não lavou. Médicos japoneses deveriam saber disso. Não adianta nada usar essa máscara tosca e não higienizar mãos, alimentos e utensílios. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk acha que é esperta é cada um que aparece......

      Excluir
  13. Quanta coisa merda nesses comentários. Que desnecessário.
    Dei um google pra saber o motivo e achei muito claro as informações do blog. Se é histeria/hipocondria deles, que seja, ao menos eles são educados aos outros. Pena que não é costume no nosso país.
    Falo isso por que acho desnecessário uma pessoa tossindo adoidado ao seu lado, e espirrando.
    Tenho sinusite crônica e tenho crises de espirro, faço o maior esforço para cobrir meus espirros.

    ResponderExcluir
  14. Os japoneses são naturalmente higiênicos e organizados! outro exemplo é a água de torneira deles, corresponde à nossa água mineral aqui!

    ResponderExcluir
  15. Quando viajo de ônibus, uso máscara sim. Não me importo com o que pensam. Não quero é respirar o mesmo ar dos doentes. Se vou sentado próximo à janela, abro-a para que o vento entre. Prefiro o monóxido de carbono!! Evito tocar em locais onde sei que a maioria das pessoas toca. No trabalho, o papel que uso para enxugar as mãos é usado para abrir a porta. Como o brasileiro tem o péssimo hábito de tossir na mão, vai contaminando tudo. Paro de respirar quando que alguém tosse ou espirra próximo de mim. Já eu tusso no braço e espirro na roupa se necessário.

    ResponderExcluir
  16. Tem umas máscaras que são pretas e esquentam do frio.Qual o nome delas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber o nome delas

      Excluir
    2. Balaclava.Comprei para meu filho usar no ar condicionado no colégio,e agora na faculdade,na van com ar condicionado,etc.Ele tem rinite e ajuda muito esta máscara,juntamente com um bom casacao e luvas.Tem gente encalorada nesse Brasil.rs Veja no link: lista.mercadolivre.com.br/mascara-balaclava

      Excluir