Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Doces Natalinos de Portugal

Olá pessoal!!

O Natal está chegando e hoje eu queria falar um pouquinho dos doces e bolos tradicionais em Portugal nessa época do ano. Um período de família reunida, muita esperança, férias,  guloseimas e quilos a mais!

Já começo dizendo que muita gente vai ficar com água na boca. Mas faz parte... hehe

Apesar de Portugal ser um país pequeno, a variedade da gastronomia é imensa e maravilhosa. Os doces e sobremesas não poderiam ser diferentes.
Esses doces que eu listei são os mais conhecidos para mim. Mas sei que todas as cidades tem seus bolos e doces típicos.

A variedade é grande, a mesa das sobremesas é farta. As encomendas nas padarias começam  já em Novembro! Aqui estão só alguns deles...


  • BOLO REI
Muito consumido na altura do Natal até o Dia de Reis (06 de Janeiro). É um bolo de massa branca e fofa, com frutos secos e cristalizados, além da característica fava. Lembra uma coroa (alusão aos reis magos). Antigamente, colocavam um brinde de metal e a pessoa que ganhasse a fatia com ele teria direito a fazer um pedido. Porém, por medida de segurança, isso foi proibido pela União Europeia. 
É delicioso! 


  • SONHOS DE NATAL
Não tem nada a ver com o sonho da padaria do Brasil, mas é delicioso! A primeira vez que vi na padaria e pedi fiquei decepcionada, claro, mas depois que comi achei muito bom!
Parece até um bolinho de chuva, mas é mais leve, mais aerado. Mas a massa também é frita. Tem o simples e o de abóbora. As padarias começam a vender em Novembro, combina muito com um café ou o famoso galão (café com leite). No dia de Natal as pessoas compram de quilos para sua ceia. Não precisa comer tudo na hora como o bolinho de chuva, fica bom depois também, já frio.


  • RABANADA
Tradicional, como no Brasil, mas já ouvi que muitas pessoas em Portugal molham o pão no vinho antes de fritar. Eles também fazem uma calda deliciosa. 


Agora preparem-se para os nomes engraçados e diferentes:

  • FILHÓ DE NATAL
Um doce feito com farinha e ovos, raspas de laranja e por vezes abóbora. Frito em azeite e depois de pronto polvilha-se açúcar e canela.



  • COSCORÕES
Muito parecido com o filhó. Pelo que vi a receita é praticamente a mesma. Mas o sabor nem tanto. A massa do filhó é mais fofa, enquanto do coscorão é mais estaladiça. Parece quando fritamos a massa do pastel de feita sem recheio (do Brasil).
Depois de pronto, passam na canela e açúcar.


  • LAMPREIA
O doce leva esse nome por causa do formato de peixe. É montado com placas de gemas cozidas em caldas. Tem recheio de amêndoas.
Sinceramente, não me cativou nem um pouco. Para quem gosta de doces com gema de ovos, é um prato cheio! Só de curiosidade, verifiquei uma receita, e leva 48 gemas. Sério!


  • TRONCO DE NATAL
Espécie de rocambole, mas com a decoração de um tronco. Além de bonito é muito gostoso!
Já estão fazendo no Brasil.


  • AZEVIAS
Um doce frito, com recheio de grão com amêndoas. Neste caso, o grão eles se referem a feijão branco (viram, não é só no Japão que fazem doce de feijão!).



  • BROA CASTELAR
Broa pequena feita à base de batata doce. Tradicional no Natal, mas vende-se o ano todo.



Então já sabem, se estiverem em Portugal, aproveitem para provar um pouquinho de tudo, afinal, a maioria é só nessa época do ano. E se você tem planos de viajar para lá, coloque esses doces na sua lista! Vale a pena!

Fica a dica de uma padaria muito boa que faz todos esses bolos e muito mais! Fica em Benfica, Lisboa.
Padaria São Tiago - Rua João Ortigão Ramos, nº 13 A-B. Tel. 21 716 4538
Eu recomendo e indico porque é bom! E se realmente forem, deixem um beijinho para meus amigos de lá! rs

Beijos e até a próxima!!

Fabiana





5 comentários:

  1. Fá,faltou só dizer que a pessoa a quem calhar a fatia de bolo rei com a fava tem que comprar o bolo do ano que vem kkkkkkk Adorei o blog. Beijo para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia!!!! Tudo bem? Obrigada!! Eu não sabia que a pessoa que recebesse a fatia com a fava comprava no outro ano! Muito bom!! Obrigada por enriquecer as informações! Beijão!!

      Excluir
  2. Faaa,

    Isso é injusto né amiga!? Você me conhece e sabe que eu ficaria com vontade.

    Fa necessito das receitas da Rabanada, Sonhos de Natal e Filhó de Natal. Tem jeito?

    A rabanada nunca comi ao vinho, essa será a primeira. urgente! kkk

    bjs

    Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!!!! Bem que eu avisei que ia dar água na boca!!
      Pode deixar que eu estou providenciando as receitas rsrs!
      Beijãoooo

      Excluir
  3. AZEVIAS
    em respeito a grão e feijão branco
    sao coisas diferentes e as azevias sao feitas de varias maneiras

    ResponderExcluir