Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Típico restaurante de sushi

Konichiwa 

Boa tarde!

Hoje vou ser muito maldosa e deixar vocês com água na boca!! haha Para quem gosta de comida japonesa, claro!

Vou falar sobre um restaurante de sushi que nós frequentamos muito. Os japoneses chamam de sushiya. Fica perto de casa e tem o preço bem acessível. É um restaurante onde o sushi vem até você!!



Tem um sistema muito prático, como mostra na foto abaixo. Com uma esteira rolante, os pratinhos com os sushis passam pela sua mesa, e a pessoa pega o que quiser. 




Se por acaso a pessoa quiser algum que não esteja passando naquele momento e não queira esperar, pode pedir pela tela do computador, que tem em toda mesa. É só escolher pelo número. Pode escolher sushi, outros pratos ou sobremesas.








Quando o sushi solicitado chega, soa um apito e aparece o desenho do sushi na tela, como na foto abaixo (que não ficou muito boa, mas dá para ter uma noção).




E para diferenciar a encomenda, eles colocam neste prato vermelho, assim ninguém pega o seu, somente a pessoa que pediu.





Em todas as mesas, tem essas torneiras com água fervendo. Com isso, podemos preparar nosso chá verde.
Mas, se a pessoa preferir, pode também optar pela água mineral, que também não é paga, ou por suco e chopp, mas nesse caso são cobrados.
Engraçado como a tradição aqui no Japão é acompanhar o sushi com chá e não com outras bebidas. No começo achei estranho. Hoje adoro!



Outra coisa que aprendi a amar é a conserva de gengibre, ou shooga gari. E isso também tem nas mesas, à vontade. 


Infelizmente não tem como fotografar todos os sushis, há dezenas deles.






esse é um omelete adocicado



patê de atum

ovo cozido, e entre o ovo e o arroz tem maionese

sardinha crua. Nunca provei

porpeta


Um dos nossos preferidos:

Top 1: camarão, abacate, maionese e cebola (eu não gosto de cebola, mas essa não é forte)
Tem essa versão também com atum, muito boa

Salmão com maionese - levemente grelhado (meu filho adora esse)
também tem um como esse, mas com camarão

salada de maionese com kani e pepino (preferido do meu filho rs)

carne com maionese - grelhado

udon com carne (macarrão mais grosso)

Para finalizar, depois que terminamos, antes de pedirmos a conta, "jogamos" o prato numa saída para contagem. Não dá para explicar, melhor vocês olharem a foto:



O computador faz a contagem dos pratos e nós participamos de um jogo, se ganharmos, ganhamos um brinquedo ou chaveiro. Cai a bolinha lá de cima, como mostra a foto.



Finalmente, quando terminamos a contagem dos pratos, apertamos uma tecla no computador para chamar uma pessoa e finalizar a conta. Ela apenas anota num papel a quantidade de pratos consumidos (que está marcado na tela do computador) e as bebidas. Entrega a ficha e pagamos no caixa.
Esse sistema é bom para nós que não falamos a língua. Podemos provar de tudo sem precisarmos nos comunicar. E para a casa é bom porque economiza funcionário.

Só para terem uma ideia do preço, cada pratinho com 2 sushis (grandes) custa 100 yenes, mais ou menos R$ 2,40. Claro que depende da fome de cada um, mas se comer 10 sushis,  que dariam 5 pratinho, gasta uma média de R$ 12,00. E já com a bebida. Viram como não é caro?

Quem vier para o Japão, precisa conhecer esse tipo de restaurante. Já ouvi falar que inauguraram este sistema no Brasil, não sei se é verdade. E também não sei se tem essa tecnologia toda.

Gostaram de conhecer mais um pedacinho da terra do sol nascente?


Sayonara

Tchau!

Fabi




7 comentários:

  1. Nossa fiquei com vontade de provar! Deve ser tudo de bom, aproveita! Se um dia eu tiver oportunidade de conhecer o Japão com certeza vou provar! Bjs
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata! Com certeza você vai gostar, espero que tenha a oportunidade de conhecer, sim, o Japão, é muito bonito.
      Obrigada pela sua visita e seu comentário.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Fa, aqui em casa estamos todos viciados em comida japonesa. Já vi "da vitrine" um sistema de esteira, mas achei tão caro aqui em SP que preferi o rodízio. hehehe

    Amando tudo! Quero conhecer o Japão!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imaginei que em São Paulo fosse caro mesmo, Clau. Sem dúvida vale mais a pena mesmo o rodízio! rs
      Vem logo conhecer o Japão enquanto eu estou aqui!
      Um beijo

      Excluir
  3. Ah, é bem interessante, mesmo! Mas, eu não gosto de sushi, sashimi, temaki, essas coisas do mar. Acho que sofreria um pouco pelo Japão. E estou amando o seu blog, está entre os meus favoritos, porque quero muito ir para o Japão, o problema é que vou sofrer um pouquinho com a comida. Mas sei que no Japão não tem só isso, tem muitas outras coisas de dá para comer numa boa para quem não gosta de "peixe cru", né?
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!!
      Muito obrigada!!! Que bom que você gosta do blog, fico feliz!
      Então, eles comem sim bastante peixe, mas se você vai morar aqui provavelmente vai cozinhar bastante em casa, então pode fazer a comida que gosta. Sempre tem um mercado brasileiro que vende feijão e coisas da nossa terra!
      Para comer fora tem muito restaurante italiano, que eles adoram, e a comida é deliciosa, fica tranquilo (a) que você tira de letra!! Beijinhos!

      Excluir