Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Parabéns, professores!! / Mito do professor e imperador

Hoje é um dia muito especial no Brasil! É o Dia dos Professores! E aniversário da minha mãe! hehe (Parabéns, mãe!!)

Falando sério, vai! Gostaria de parabenizar esses malucos profissionais. Malucos sim! Pessoas que escolhem a Licenciatura para trabalhar devem ter um parafuso a menos! rs (eu, claro, me incluo nesse grupo, quando escolhi fazer o Magistério há 15 anos! Não atuei muito como professora, mas sempre estive presente na escola).
Brincadeirinha, vai... mesmo com um parafuso a menos, o maluco professor sabe ver no brilho do olhar do aluno o agradecimento, o carinho, o aprendizado que ele deixou e se desenvolveu, a gratidão intrínseca.

Para ser professor, principalmente hoje em dia, é preciso ter muito, mas muito amor! Muitos não acreditam, mas lidar com crianças, alunos em geral, não é uma tarefa fácil. Exige dedicação e paciência. Não é tão fácil quanto trabalhar com uma máquina ou um computador. Eles lidam com pessoas, e cada uma traz sua bagagem, seus problemas, doenças, experiências. Mas ainda acho que o mais difícil é lidar com a falta de interesse. Ah, como irrita, não é? 

Essa profissão deveria ser muito valorizada. Na questão salarial e perante à sociedade.

Para não fugir do meu assunto central do blog, hoje, que é falar do Japão, podemos falar um pouquinho sobre um assunto que está sempre nas redes sociais.

Vocês já viram esses dizeres abaixo, dizendo que o professor não precisa se curvar para o imperador, no Japão? Pois é, fui investigar se isso era verdade. E não é bem assim.


Conversei com algumas japonesas, com o tradutor, claro, e elas disseram que realmente o respeito do imperador com o professor é muito grande, porém, todas as pessoas se curvam para o imperador, independente da profissão. O imperador é o soberano, não teria como alguém chegar perto dele sem se curvar, principalmente o professor (os outros morreriam de vergonha).
Por respeito do imperador com o professor, pode ser que ele também faça uma leve reverência, o que seria uma grande honra.

A japonesa ainda comentou que se fosse o professor do imperador, talvez não se curvasse, mas que ela achava que isso não aconteceria (acho que ela nem conseguiu imaginar a situação rs), porque todos tem na sua cultura esse ato de humildade.

Eles se curvam para tudo, para cumprimentar, no supermercado, no médico, para agradecer se alguém deixou você passar na frente, para atravessar a rua e agradecer o motorista que parou o carro, se alguém segurou o elevador para você, para pedir desculpas, etc, etc. (claro que dependendo de cada situação é um tipo de reverência... pode ser leve, com a cabeça, ou aquela que se curva muito). É um gesto de respeito e humildade. Imaginem se um professor (o educado professor!) não se curvaria para um imperador?

Mas tudo bem, vai. Esses dizeres são bonitos, não tem problema a gente colocar isso no facebook, eu só quis saber mais a respeito porque estou no Japão, então seria mais fácil esclarecer.
Porém, realmente, o respeito que a sociedade tem aqui pelos professores é imensa! Quando uma pessoa diz que é sensei (professor), ela abre todos os caminhos e é muito venerada.
Então é um exemplo que deve ser seguido, independente se o professor precisa ou não se curvar, o importante é ele ter esse reconhecimento. 

Espero e sonho que um dia isso aconteça no Brasil, porque quando o governo e a sociedade valorizar a educação e os profissionais da educação, deixaremos de ser um país em desenvolvimento e seremos um país de sucesso!

Parabéns aos professores, especialmente meu pai, que ama tanto essa profissão, para o meu marido que não assume, mas adora uma escola e alunos, para a Rê, minha grande amiga que pode até ter tentado outros caminhos, mas viu que amava mesmo lecionar,  para todos os meus amigos que estudaram comigo ou conheci durante minha vida e principalmente para os meus mestres!! 
Parabéns também para aqueles profissionais da educação que não tem um dia de feriado e não ganha presentinhos (opa, pessoal, deixa eu puxar sardinha para minha categoria, vai! rs), como Diretores, Coordenadores, Orientadores, Psicólogos, Secretários, Inspetores, Auxiliares, todos os funcionários da escola, que estão ali, firmes e fortes dando todo apoio para os professores para que a educação seja cada vez melhor!



Obrigada!! Beijos e

Bye bye!!

Fabiana



16 comentários:

  1. Amei Fa! Parabéns para você tbém!!!
    bjs
    Clau

    ResponderExcluir
  2. Oi moça, eu li nesse blog: http://www.liceuvangogh.com.br/revista_faces/7.htm
    uma opinião em que se fala que "O imperador japonês só se curva diante de seu mestre. Respeito, reverência. O imperador japonês, filho dos deuses, o deus vivo, se curva diante de um humilde cidadão. " Acho que alguém inverteu a frase e começou toda essa confusão mas gostei muito do seu esclarecimento =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo comentário! Bom, acredito que possam existir muitas interpretações, mas acabei tirando essas conclusões de acordo com a minha experiência aqui no Japão. Abraço.
      Fabi

      Excluir
  3. gostei muito do post. finalmente encontrei alguma informação sólida sobre esse tema.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post!!!
    Você trabalha no Japão ou está aí somente passeando?
    Japão = respeito mútuo e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, fomos trabalhar, mas estamos no Brasil desde o ano passado. Obrigada pela participação! Abraço

      Excluir
  5. Parabéns pelo post!!
    Sou professora de escola brasileira aqui no Japão, o ruim é que somos reconhecidos e respeitados pelos japoneses , e mesmo estando no Japão não somos valorizados pelos nossos alunos e pais (brasileiros).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Desejo muito que o Brasil valorize mais a educação!

      Excluir
  6. Olá!
    Meu nome é Gilmar Lopes e sou o pesquisador do www.e-farsas.com.
    Estava pesquisando a respeito desse boato dos professores não precisarem se curvar diante do imperador do Japão e cai no seu blog.

    Tomei a liberdade de usar alguns trechos do seu artigo na minha pesquisa: http://www.e-farsas.com/professores-nao-precisam-curvar-imperador-japao.html - espero que goste!

    Ah! No sábado, dia 19/10/2013, falarei sobre essa história na rádio Bandeirantes, a partir das 10hs da manhã (horário de Brasília) no quadro "Verdadeiro ou Farsa" dentro do programa "Você é Curioso" e citarei o seu artigo no ar. Gostaria que você ouvisse.

    Dá para ouvir pela internet no http://playersradios.band.uol.com.br/index.php?r=rb_am_sao

    Um abração e muito obrigado!

    Gilmar Lopes
    www.e-farsas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz que você compartilhou o blog, Gilmar! Obrigada! Abraço e se eu puder ajudar com algo me diga! Abraço

      Excluir