Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entre com o pé direito, tire seus sapatos!


Essa foto acima é da entrada do meu apartamento. Coloquei para ficar mais fácil contar como funciona. Todas as casas aqui no Japão tem esse padrão de entrada. Esse espaço onde deixamos os sapatos usados na rua e entramos descalços, com uma pantufa ou chinelo limpinho que só são usados dentro de casa. E depois tem esse pequeno degrau. Observem que do lado esquerdo tem um armário, que na verdade é uma sapateira.

Logo quando chegamos em casa pela primeira vez, viemos com o intérprete, nissei, e um funcionário do clube, japonês, que hoje são nossos amigos.
Entramos ansiosos em casa para ver como era. Eu estava cansada, com meu bebê de apenas 4 meses no colo. Eu já tinha ouvido falar que teríamos que tirar os sapatos para entrar em casa, mas naquela altura nem lembrei, entramos direto. Pra quê? Nossa, o japonês quase teve um ataque, começou a falar desesperadamente, apontando para a porta. Foi então que o intérprete nos explicou, todo sem graça, que deveríamos tirar os sapatos (isso porque eu ainda limparia a casa - risos). 


Para sair de casa e ir para varanda também trocamos o chinelo. Como mostra na foto acima, que também é de casa.

Eu acho ótimo! A casa fica bem menos suja. A sujeira existe, claro, de migalhas, etc. Principalmente com crianças.
Hoje, não consigo mais entrar em casa com sapatos. Meu filho tem 1 ano e 7 meses e quando chega levanta o pezinho e aponta para o pé, para tirarmos o sapato dele. Engraçado.
Quando fomos para o Brasil, em março, achávamos muito estranho, mas não dá para tirar o sapato se todos o usam. A meia fica suja, o piso é frio. Aqui o piso é emborrachado e meio mole (estranho, no começo).

Mas como tudo na cultura japonesa, eles também tem uma filosofia muito bonita e interessante sobre isso.
Eles dizem que essa simbologia de tirarmos os sapatos para entrarmos em casa deve ser utilizada na própria vida: Que não devemos trazer "sujeiras", "impurezas", "problemas" da rua, do trabalho... que a nossa casa deve estar livre das influências externas. Quanta verdade!




Essa outra foto, desses armários, foi tirada na minha academia. Quando chegamos também devemos trocar os tênis. Levamos um limpo na bolsa e deixamos o sujo ai nessa sapateira. E olha que bom, quando você voltar ele vai estar lá, ninguém vai roubar! (risos)
Nas escolas também é assim. As crianças trocam os tênis na entrada e entram com os tênis limpos. Perguntei pro filho da minha amiga, de 10 anos, se as crianças não faziam brincadeiras, como esconder sapatos, amarrar cadarços, trocar os pés (acho que isso seria o mínimo no Brasil, por isso acho que teria que ter chaves). Mas ele disse que não, que ele achava que isso nunca nem tinha passado na cabeça deles. Só na minha mesmo... que maldosa! risos




Essa foto acima precisei tirar porque se não ninguém acreditaria (foi tirada na entrada do banheiro da academia). Realmente é o cúmulo da limpeza! Além de eu ter trocado meu tênis na entrada, preciso tirar os tênis e usar o chinelinho rosa ou usar esse chinelo grande para ir ao banheiro! Sério! Podem acreditar! 

Já fui também em uma clínica médica que devemos deixar os sapatos na entrada e eles fornecem um chinelo felpudo para usarmos.

Por isso, fica a dica: se vier para o Japão, não use meia furada (nem tenha chulé)! risos

Beijos

Bye bye!

Fabiana



6 comentários:

  1. Ficou otimo Fabi!!! Fiquei emocionada, pq esta escrito com tanto carinho e faz parte da minha vida tudo isso, estou tao acostumada que nem percebi quanto valor tem tudo isso!!!Lindo, lindo e lindo!!! Adorei!!!
    Esta de parabens, ficou otimo !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, que bom que você gostou!! Fico muito feliz! Para vocês que estão aqui há muito tempo esses detalhes passam em branco, não é verdade?
      Um beijo grande!

      Excluir
  2. Fabi amei seu blog....está lindo, deu até vontade de ir aí te ver!!!!! Beijos!!!!!Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, que bom que você gostou! Pode vir pra cá, está convidada! Uma pena que é tão longe, se não seria mais fácil, né... Um beijo pra vc e pros meninos... saudades!

      Excluir
  3. Parabens pelo blog! Tambem morei no Japao e demorei para acostumar a tirar os sapatos kkk. Beijos

    ResponderExcluir