Desejo para todos um FELIZ NATAL! Com muito amor, luz, compreensão, alegria, esperança, enfim... tudo de maravilhoso!
Que o ESPÍRITO NATALINO possa permanecer em nossos corações durante todos os dias do ano! Que o amor, a compreensão, o perdão, a inocência e a alegria estejam presentes em toda nossa vida!
E para não fugir do assunto geral do blog, nada melhor que eu contar um pouquinho do Natal do Japão e suas tradições.
Para começar, o Natal por aqui não tem "clima de Natal", se é que vocês me entendem. No Brasil, é uma época tão gostosa, quando vai chegando fim de Novembro, todos já correm para comprar presentes, preparar a ceia, organizar tudo com a família e amigos. Montamos árvores de Natal e presépios, colocamos luzes nas casas e apartamentos, e mesmo que seja um pouquinho. Já tem aquele calor e clima de férias.
A população japonesa é principalmente Xintoísta e Budista, e não Cristã, como no Brasil. Dessa forma, o Natal não tem o mesmo significado como para nós, brasileiros. Eles não comemoram o nascimento de Jesus.
O Natal começou a ser comemorado por aqui a partir da década de 1980, com a introdução do conceito natalino pelo comércio (assim como o Halloween).
As pessoas trabalham normalmente, tanto no dia 24 quanto dia 25. O comércio e restaurantes não fecham, afinal não é um feriado nacional.
Há alguns anos, o "espírito Natalino" começou a se desenvolver por aqui, não como os cristãos, claro, mas comemorando em jantares com a família e fazendo trocas de presentes. E não necessariamente o jantar precisa ser no dia 24, às vezes é no fim de semana, já que como eu comentei, eles trabalham normalmente.
O Natal no Japão também virou um dia especial para os casais. Seria como um segundo dia dos namorados. É a data em que eles fazem mais pedidos de casamento. Segundo eles, o Natal é uma data muito romântica.
Outra tradição é comer frango do restaurante KFC (Kentucky Fried Chicken). O estabelecimento recebe encomendas dos baldes de frango com 2 meses de antecedência. E para quem deixar para comprar no dia, deve enfrentar muitos e muitos metros de fila.
O restaurante tem lucros de 20% da receita anual no dia de Natal e véspera, tão grande é a procura.
Eles também costumam comemorar a festa com bolo. E além de deliciosos são caprichosamente decorados! Abusam dos morangos... humm.
Christmas cake = bolo de Natal |
Além de sentir falta de estar no Brasil nessa época do ano, partilhar essa festa com a família, sinto falta do Papai Noel. Queria muito poder levar meu filho para tirar foto com ele. Muitos japoneses vão ao KFC também para tirar foto com o boneco velhinho, mas nada a ver, né, nem se compara.
Muitas cidades fazem lindas decorações no centro, principalmente Tókio.
KFC??? Ninguem merece
ResponderExcluirFeliz Natalll minha linda!!!